Você sabia que os ratos podem transmitir mais de 35 doenças para seres humanos e animais domésticos? Os ratos podem contaminar alimentos e água com bactérias e vírus presentes em suas fezes, urina e pelos, bem como por meio de picadas de pulgas infectadas que os parasitam. Além disso, em propriedades rurais, os ratos podem contaminar grãos e outros produtos, tornando-os impróprios para o consumo humano e animal, o que pode causar enormes prejuízos.
Listamos a seguir as cinco doenças mais comuns transmitidas por ratos:
- Leptospirose: esta é uma das mais famosas, causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos infectados. Ela provoca febre alta, dor de cabeça e no corpo, vômito, diarreia, entre outros sintomas. Se não for tratada, pode causar danos nos rins, meningite, insuficiência hepática e dificuldade respiratória.
- Peste bubônica: é uma doença grave e muitas vezes fatal. Se não for tratada em 48 horas depois da apresentação dos sintomas, pode matar a pessoa infectada. Na Idade Média, essa doença ficou conhecida como peste negra e foi responsável pela morte de milhares na Europa. Ela é causada pela Yersinia pestis. Os sintomas são febre alta, ínguas, vertigens, batimentos cardíacos acelerados, pressão baixa, entre outras. A infecção ocorre pela picada de uma pulga infectada.
- Tifo murino: é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia typhi, por meio de contato com pulgas que parasitam ratos. Ela causa febre alta persistente, dores pelo corpo e confusão mental.
- Salmonelose: essa doença é causada pela bactéria Salmonella sp. A transmissão ocorre por meio de alimentos e água contaminados com fezes de ratos que contêm a bactéria. Os sintomas são febre, calafrios, cólicas abdominais, náuseas, vômito e diarreia.
- Hantavirose: é uma doença potencialmente fatal, causada pelo vírus da família Bunyaviridae, encontrado na urina, fezes e saliva dos ratos. Além do contato com esses dejetos, a contaminação também pode ocorrer pela respiração de ar contaminado. Provoca febre alta, dor muscular, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.
PAPA RATO É A SOLUÇÃO
Para evitar essas doenças, o Papa Rato da J.A. Ambiental é a melhor solução. Ratoeiras podem ser perigosas para animais domésticos e crianças, especialmente porque algumas iscas são químicas e podem causar intoxicação acidental.
O Papa Rato, por outro lado, possui uma chave de segurança que evita o contato acidental de animais e crianças com as iscas. Essa chave de segurança também protege a isca contra danos causados pela chuva e poeira.
Em locais onde o uso de iscas químicas é indesejado devido ao risco de contaminação, o T-REX pode ser usado no porta-isca do Papa Rato. Essa armadilha é extremamente sensível e se fecha assim que o roedor tenta pegar a isca. Todos esses materiais são resistentes, eficientes e duráveis.