As moscas são potenciais transmissoras de doenças. Elas podem carregar consigo mais de cem agentes patogênicos, pois seu desenvolvimento ocorre em matéria orgânica em decomposição de origem animal ou vegetal.
Para a pecuária, os prejuízos causados por moscas podem ser milionários, em razão da perda de peso, retardo de crescimento, queda da produção leiteira e de carne, e desvalorização do couro, entre outros problemas.
Isso sem contar os gastos com veterinários, medicamentos e, em certos casos, a morte de um ou vários animais.
As moscas que mais atacam os bovinos são: mosca-dos-chifres, mosca-dos-estábulos, mosca-berneira e a mosca doméstica.
DOENÇAS
Uma das doenças mais comuns provocada por esses insetos é a mastite. Ela causa a inflamação da glândula mamária, prejudicando a qualidade do leite e diminuindo sua produção.
A tuberculose bovina é uma das mais graves. Por só apresentar sintomas em seu estágio final, os animais parecem saudáveis por muito tempo. Enquanto isso, eles contaminam o rebanho e, até mesmo, seres humanos. O bovino sofre grande perda de peso, dificuldade respiratória e fraqueza geral. Não há tratamento para essa doença.
Já o principal sintoma da Ceratoconjuntivite infecciosa é uma forte conjuntivite com lesão da córnea, que pode levar à perda da visão.
Outro problema recorrente é a infecção grave conhecida como berne, que causa diversos transtornos aos animais. Ela surge após moscas botarem ovos em ferimentos abertos.
A mosca-dos-chifres é uma das espécies que mais causam prejuízos ao gado. Apesar de ser pequena, em grandes infestações, os bovinos sofrem com muitos sangramentos, que causam anemia em alguns casos. Isso acontece porque esse inseto pica o animal várias vezes ao dia. Além disso, ela é vetor de outras doenças, como a anaplasmose e tripanossomose.
PREVENÇÃO
A melhor solução para evitar perdas na pecuária é a prevenção. Em algumas situações, como o combate à tuberculose bovina, a qual não tem cura, ela é a única saída.
O Papa Mosca é uma forma natural de prevenir doenças causadas por moscas em sua criação de gado, pois ela é uma armadilha biológica que utiliza um atrativo composto por água e proteína animal, sem oferecer riscos para os bovinos e trabalhadores locais.